Páginas

sexta-feira, 21 de maio de 2010

PROFESSORES TAMBÉM PRODUZEM...

OLIMPÍADA DA LÍNGUA PORTUGUESA EM FLORIANÓPOLIS


Uma história puxa a outra...


Se bem me lembro, naquela época, usávamos uniforme: saia pregueada, casaco de linho, camisa branca, meias até o joelho e sapato preto... Na escola, lembro de uma quadrinha que a professora nos ensinou... Chegando em casa, hum..., o cheiro da ambrosia de minha avó, que só ela sabia fazer...Depois dos deveres feitos, as brincadeiras de rua, os flertes, o cinema... Ah, que saudade!!!


Lembranças poéticas...


Mulher, criança... bonecas e tranças

Mulher, menina... música e risos

Mulher, moça... cabelos longos e amigos

Mulher, companheira... cumplicidade

Mulher, mãe...balanço e afago

Mulher trabalhadora... tarefas, cansaço

Mulher de agora e de outrora

Força, paixão

Carinho e razão

Mulher, simplesmente MULHER!!!

(por LêMuza)


A palavra tem história no lugar onde vivo. Estudando e socializando conceitos e práticas pedagógicas, discutindo sequências didáticas para o trabalho de leitura e produção textual a partir dos gêneros textuais, professores da RME produzem "versos e prosas" nos encontros de formação.

GESTAR - vídeo

PRORROGAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Foi prorrogada a inscrição para a Olimpíada da Língua Portuguesa. A nova data será até 07/06. Façam suas inscrições.
As adesões das escolas básicas à Olimpíada atingiram 100%. Parabéns aos professores inscritos! Bom trabalho!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

OFICINA DE BLOG

O Blog é uma ferramenta que servirá como  meio de publicizar e socializar as práticas pedagógicas dos professores de língua portuguesa e estrangeiras da RME de Florianópolis.

GESTAR - Programa de Formação Continuada

">https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=783f7e5325&view=att&th=1288e9067811a5f9&attid=0.2&disp=inline&realattid=f_g93xr0pi1&zw

sexta-feira, 7 de maio de 2010

OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

O Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social estão promovendo a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
A Olimpíada da Língua Portuguesa é um concurso que além de contribuir para a melhoria da escrita dos alunos, oportuniza a formação continuada dos professores de língua portuguesa. As inscrições para o concurso irão até 14/05 e devem ser feitas pelo site: www.escrevendoofuturo.org.br  O tema do concurso é “O lugar onde vivo”.
Durante o mês de abril a PMF  foi responsável pela formação dos professores da RME e de professores de Governador Celso Ramos,  Nova Trento, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas coordenada pela professora Letícia Muza. Durante a formação foram apresentadas atividades de sequência didática relacionadas ao ensino dos gêneros textuais: poema, memórias literárias e crônica. Além disso, a Casa da Memória, em Florianópolis,  contribuiu com a apresentação do acervo relacionado à história da cidade presenteando, também, os participantes com o livro "Brincadeiras infantis" de Telma Piacentini. Nossos colegas Solange Rocha dos Santos e Jackson Cardoso emocionaram o grupo declamando, cantando, brincando e encantando com sua Performance Poético - Musical.
 A coordenadora geral da Olimpíada da Língua Portuguesa, Sônia Madi, a assessora pedagógica de línguas da SME, Letícia Muza, a professora de língua portuguesa da SME, Josefina Pisani, a articuladora pedagógica da DEF, Rosane Immig, a professora da RME, Marisa Meksenas e a coordenadora pedagógica da SEE, Luzia Leite encontraram-se no dia 27 de abril para trocarem  ideias sobre a Olimpíada da Língua Portuguesa no Centro de Educação Continuada da RME.